A aplicação de gruas na construção civil e a sua relação com a sustentabilidade

O mercado brasileiro de construção civil passa atualmente por um forte processo de industrialização, em um cenário em que constantemente as obras são cada vez mais verticais e desafiadoras, ou seja, edifícios com altura muito elevada, espaços estreitos para a construção e prazos curtos para a entrega dos imóveis. As gruas são indispensáveis em muitos casos para superar estes desafios em movimentação de grandes cargas na vertical e/ou horizontalmente.

No Brasil no entanto, as gruas ainda esbarram no fator custo, por serem vistas como geradoras de custo, esta é uma análise falsa e geralmente é uma visão comum de muitos construtores. Hoje no mercado brasileiro, existem diversos modelos de gruas, ascensionais, de torre fixa, torre móvel e a mini grua, para transportar materiais variados. Um estudo elaborado de logística, acessos, tipo de obra e outros fatores podem comprovar qual a entrega de produtividade e os benefícios que cada modelo trará para a obra.

Um dos fatores que mais contribui para a vantagem no uso de gruas na obra é a possibilidade delas de eliminar a presença de outros equipamentos no entorno. Com o uso de uma grua, é necessário apenas um operador e um movimento de carga. A redução de movimentos, somada à consequente menor perda de materiais e menos pessoas envolvidas no canteiro de obras, representa a minimização dos riscos de segurança, e se traduz em sustentabilidade, por todos esses ganhos diretos e indiretos com a sua aplicação.

Vale ressaltar também outros benefícios da aplicação de gruas na construção civil:

  • Maior produtividade, devido à maior facilidade e ganho de tempo na movimentação de grandes cargas;
  • Logística, a grua geralmente requer apenas uma carreta para seu transporte;
  • Uso de controle remoto pelo operador, permitindo agilidade;
  • É um equipamento seguro, e se traduz em maior segurança diminuindo os riscos de acidentes;
  • As gruas CCS, possuem custo baixo de manutenção e desmontagem;
  • As mini grua CCS, são uma versão menor e atendem a necessidades menores de comprimento de lança e capacidade de carga.

A CCS é uma fabricante 100% nacional de gruas, o que inclui a concepção de projeto e a fabricação com tecnologia e assistência especializada. Atendemos em todo o Brasil e trabalhamos com a possibilidade de financiamentos via BNDES ou Finame. Além disso, a CCS possui outras soluções para a indústria civil, como estruturas metálicas e máquinas para ensaios em cabos de aço.

Consulte o nosso catálogo de gruas: https://ccsindustrial.com.br/catalogos/ , também entre em contato com um dos nossos consultores técnicos e conheça mais sobre as soluções CCS: https://linktr.ee/CCS.industrial .

es_ESSpanish