Gruas ascensionais, de torre fixa e com torre móvel: conheça os principais tipos, suas aplicações e vantagens.

As gruas também conhecidas como guindaste de torre, são equipamentos utilizados para a movimentação de grandes cargas na horizontal e/ou verticalmente em obras da indústria civil. Devido à maior demanda pela verticalização das habitações, as gruas estão se tornando cada vez mais indispensáveis, ou seja, quanto maior for a verticalização da obra e a altura, por consequência maior será a industrialização e a necessidade da aplicação de gruas.

LOGÍSTICA APURADA NA OBRA

O planejamento é fundamental para garantir a produtividade e a segurança na obra com o uso de gruas. Neste processo de planejamento para a otimização e dimensionamento, é importante levar-se em conta:

  • Comprimento da lança da grua (distância entre a ponta de lança e a torre);
  • A altura de montagem da grua;
  • Localização dos pontos de carga e descarga;
  • Arranjo do local (garantir que no plano de cargas os materiais não passem por cima de pessoas ou de vias públicas);
  • Verificar se limitações para a montagem e desmontagem da grua no local da obra e se existe interferências com edificações vizinhas.

GRUA ACENCIONAL

A grua ascensional é a mais conhecida e muito utilizada pelas construtoras. Este modelo de grua é montado dentro do edifício em construção, geralmente no local onde se encontra o fosso do elevador, ou em um fosso aberto na laje para este fim. Conforme a construção do edifício avança, a grua vai subindo através de um conjunto estrutural que é montado para dar a ela a nova altura necessária para a elevação de cargas para o pavimento seguinte. Em edifícios com torre única e com muitos andares, é indicada a aplicação da grua ascensional, e também em canteiros de obras pequenos com multipavimentos em que a capacidade de carga não seja tão exigida.

GRUA TORRE FIXA

A grua de torre fixa possui capacidade de carga maior, se comparada com o modelo ascensional. Em função da relação entre peso e altura, este modelo de grua necessita de fundação própria e se caracteriza por ter uma base chumbada dentro de um bloco de concreto, a montagem é feita no lado externo da edificação. As gruas de torre fixa, podem ter lança fixa ou móvel, no segundo caso, possibilita maior versatilidade para movimentação de cargas verticais. Neste modelo dependendo do tamanho da lança, temos o risco de interferir nos imóveis vizinhos.

GRUA TORRE MÓVEL

A grua de torre móvel cobre uma área maior no canteiro de obras se comparada aos outros modelos, já que é montada sobre base metálica com lastro de translação que se movem sobre trilhos permitindo que todo conjunto se desloque horizontalmente. São indicadas em obras horizontais, como conjuntos habitacionais ou condomínios com muitos edifícios.

TABELA: TIPOS DE GRUAS

Tabela: tipos de gruas

A CCS é uma fabricante 100% nacional de gruas, o que inclui a concepção do projeto e a fabricação com tecnologia e assistência especializada. Atendemos em todo o Brasil e trabalhamos com a possibilidade de financiamentos via BNDES ou Finame. Além disso, a CCS possui outras soluções para a indústria civil, como estruturas metálicas e máquinas para ensaios em cabos de aço.

Consulte o nosso catálogo de gruas: https://ccsindustrial.com.br/catalogos/ , também entre em contato com um dos nossos consultores técnicos e conheça mais sobre as soluções CCS: https://linktr.ee/CCS.industrial .

en_USEnglish